quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Guirlandas - Natal

Até este post, eu não sabia muito sobre o significado das guirlandas. Após pesquisar, descobri algumas informações interessantes.
A origem da guirlanda é anterior ao cristianismo. 
Na época dos gregos pagãos, as guirlandas eram colocadas nas portas de entrada como uma forma de chamar os deuses dando-lhes boas vindas
Na Roma Antiga, dar ou receber uma ramo de planta no formato de uma coroa era um desejo de saúde e, quando colocado na porta das casas significava saúde para todos os que moravam nela.
Já na Idade Média, a guirlanda ainda não tinha com ligação muito forte com o Natal. também era usada como símbolo de boas vindas e ficava na porta das casas durante todo o ano juntamente com o brasão da família. Servia, também, como proteção, de acordo com a crença da época, contra bruxas, demônios e má-sorte. Hoje em dia é amplamente usada como decoração de Natal e representa prosperidade, recomeço, alegria e, porque não, boas vindas...


A seguir, exemplos de guirlandas de balas, pano, rolhas, balões estourados ou vazios, pregadores ( molas) e com bolas de Natal.





Nenhum comentário:

Postar um comentário